O que é “Perry Rhodan”? Quem é César Maciel?

———————————————

O QUE É “PERRY RHODAN”?

“Perry Rhodan” é a maior série de ficção científica do mundo, com mais de 2.800 livros publicados. Ela tem sido publicada semanalmente na Alemanha desde setembro de 1961, e cada livro conta uma pequena parte da história futura da Humanidade. Mais de 800 histórias da série foram traduzidas para o português, primeiro pela Ediouro (entre 1975 e 1991) e depois pela SSPG (desde 2001). Em meu diretório virtual há alguns materiais que podem ajudar os novos leitores a conhecer melhor o vasto universo rhodaniano:

– “Apresentação oficial da SSPG sobre a série Perry Rhodan”: Apresentação padrão que utilizo em palestras sobre a série.

– “Volume Informativo – Perry Rhodan – SSPG”: Livro de 50 páginas, preparado pela editora SSPG em 2006, com informações gerais sobre a série e sua edição brasileira.

– “Perry Rhodan – Volume 650-651 – Amostra”: Amostra do primeiro livro editado pela SSPG, com o texto integral do episódio 650 e um suplemento especial com informações gerais sobre a série.

– “O Caminho para as Estrelas”: Livro de 108 páginas, traduzido e adaptado por mim, com um resumo de toda a série até o episódio 1810. Este arquivo também contém duas versões ilustradas do livro, porém o conteúdo de todas as versões é essencialmente o mesmo.

– “Os ciclos da série Perry Rhodan”: Texto de sete páginas com as sinopses básicas de todos os 38 ciclos da série, desde “A Terceira Potência” (episódios 1 a 49) até “O Tribunal Atópico” (episódios 2700 a 2799).

———————————————

QUEM É CÉSAR MACIEL?

Tenho 43 anos, moro em Belo Horizonte e leio a série “Perry Rhodan” desde 1985, quando, aos 12 anos de idade, descobri os episódios 223, 225 e 226 à venda numa banca perto de casa. Apesar de não entender muita coisa, gostei demais das histórias, pois sempre fui fascinado com astronomia e astronáutica. A partir daí passei a comprar os volumes novos nas bancas e os antigos em sebos, até conseguir completar toda a coleção. Fiquei chocado com o cancelamento da série em 1991, o que diminuiu um pouco meu entusiasmo pela mesma. Contudo, animei-me novamente no final de 1994, quando descobri a existência do “Informativo Perry Rhodan”, um fanzine sobre a série editado no Rio Grande do Sul. A partir daí passei a corresponder-me regularmente com seu criador, o fã gaúcho Alexandre Pereira dos Santos, e a colaborar com o fanzine através de artigos sobre a série e traduções de resumos dos ciclos e dos episódios. Continuei enviando materiais para o fanzine até 2000, quando passei a dedicar-me ao projeto da nova edição brasileira da série na editora SSPG. Desde 2001 sou editor-assistente da nova edição brasileira, que em 2014 ultrapassou a marca das 200 histórias publicadas.

Em 1997 comecei a assinar a edição alemã da série, e dessa forma tenho acompanhado semanalmente a primeira edição alemã desde o episódio 1868. A partir do episódio 2300 passei a assinar somente a edição em “e-book” da série devido às suas inúmeras vantagens: preço baixo, rapidez na entrega e facilidade para organizar, transportar e guardar os volumes.

Estudei alemão por conta própria entre 1995 e 1999 e com uma professora particular entre 1999 e 2003, o que me proporcionou um conhecimento razoável do idioma (atualmente falo e escrevo em nível básico e leio em nível intermediário). Porém, percebo que para adquirir fluência na língua é necessário um esforço muito maior, como morar por algum tempo na Alemanha, na Áustria ou na Suíça. Quem sabe algum dia… Também sou fluente em inglês e leio um pouco de francês, e o conhecimento conjunto dessas três línguas facilita muito minhas pesquisas sobre os milhares de livros das séries “Perry Rhodan” e “Atlan” que ainda não foram traduzidos para o português.

Meu endereço eletrônico é cesarafm@terra.com.br.

IMG_0022

Anúncios

3 Respostas to “O que é “Perry Rhodan”? Quem é César Maciel?”

  1. Volker Says:

    Hallo.

    ich bin ein Freund von Robert aus Oldenburg und wollte das Forum informieren, das Robert Feldhoff heute nach einer langen schweren Krankheit verstorben ist.

    Wir alle werden ihn vermissen.

  2. César Maciel Says:

    Danke! Zuerst glaubte ich, dass Ihre Meldung nur ein “dunkler Witz” war. Aber heute erkenne ich, dass solche traurige Nachricht war nicht ein Witz, sondern die schreckliche Wirklichkeit.

  3. Sartenada Says:

    Nossa. Eu gosto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: