Um encontro rhodaniano no Rio Grande do Sul

Em 23 e 24 de julho de 2016 estive na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde encontrei-me com Alexandre Pereira dos Santos, o fundador do Perry Rhodan Fã-Clube do Brasil (PRFCB) e editor do “Informativo Perry Rhodan” (IPR), um fanzine que foi o principal meio de divulgação da série “Perry Rhodan” no Brasil entre 1992 e 2001. Na década de noventa correspondi-me intensamente com ele, trocando ideias e materiais sobre a série e contribuindo com traduções de artigos e resumos para os fanzines do clube, e desde aquela época sempre pensei na possibilidade de visitá-lo. Finalmente agora, duas décadas depois, pude realizar este antigo desejo, e durante os dias em que fiquei hospedado em sua casa pudemos conversar longamente sobre a série e o fã-clube, relembrando histórias interessantes dos primórdios do clube, como a dificuldade de se obter notícias numa época em que a Internet ainda não existia…

Durante minha visita também tive a oportunidade de encontrar-me com Daniel Pereira dos Santos, irmão do Alexandre e “desenhista oficial” do PRFCB, que criou dezenas de ilustrações e histórias em quadrinhos para os IPRs. Também pude conhecer pessoalmente o fã Leonir Klüsener, que era membro do fã-clube e que também mora em Santa Maria. Tiramos várias fotos para registrar este interessante encontro rhodaniano, e algumas delas estão logo abaixo.

IMG-20160723-WA0000

César Augusto F. Maciel, Alexandre Pereira dos Santos e Leonir Klüsener

IMG-20160723-WA0002

César, Alexandre e Leonir exibindo alguns exemplares alemães da série “Perry Rhodan”

IMG-20160724-WA0001

Alexandre Pereira dos Santos, César Augusto F. Maciel e Daniel Pereira dos Santos

DSC08341

Alguns itens da coleção de livros e fanzines do Alexandre

Este foi um fim de semana realmente especial, e espero poder voltar à cidade novamente num futuro próximo. Apesar da visita ter sido ótima em todos os aspectos, fiquei com a nítida impressão de que ainda precisaríamos de mais alguns dias para conseguir colocar todos os assuntos rhodanianos em dia…

Maiores informações sobre o Alexandre e os fanzines do PRFCB estão disponíveis na postagem de julho de 2011 deste blog, na qual fiz alguns comentários sobre os fanzines brasileiros da série:

https://cesarmaciel.wordpress.com/2011/07/30/os-fanzines-brasileiros-de-pr

Anúncios

Uma resposta to “Um encontro rhodaniano no Rio Grande do Sul”

  1. Altair Silveira - Magé/RJ Says:

    Muito legal este encontro! Realmente foi uma luta a aglutinação dos fãs após e encerramento da Ediouro! Poucos fãs foram e são tão atuantes como vocês, Alexandre e Cesar… Meu agradecimento e um grande abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: