As vendas dos “e-books” de PR na Alemanha

A série “Perry Rhodan” sempre foi publicada na Alemanha na forma de “Heftromane”, ou seja, livros de capa mole impressos em papel jornal. Tal formato é bastante comum em alguns países da Europa, pois tem um baixo custo de produção e pode ser distribuído em larga escala em bancas de jornal. Contudo, para tentar ampliar o público da série, mais acostumado atualmente à mídia eletrônica do que à impressa, desde meados dos anos 90 a editora VPM tem tentado publicar a série no formato eletrônico, ou seja, na forma de “e-books”.

Em 1996, quando a série estava por volta do episódio 1800, ela também começou a ser oferecida como “e-books”. Porém esta experiência durou pouco tempo, pois naquela época o leitor tinha que ficar conectado à Internet para poder ler o livro na tela do computador… Após mais alguns testes ao longo dos anos, somente em 2005, com o lançamento do episódio 2300, a editora finalmente conseguiu atingir seu objetivo de lançar os “e-books” periodicamente num formato padronizado e de fácil utilização, o PDF. Desde então os “e-books” da série têm sido oferecidos aos leitores pelo preço de 1,25 euros, o que representa atualmente um desconto de 35,9% em relação à versão tradicional. A partir do episódio 2600 a série passou a ser oferecida também no formato EPUB, específico para aparelhos leitores de livros eletrônicos.

Recentemente Miriam Hofheinz, responsável pela criação e divulgação de todas as versões digitais das séries “Perry Rhodan” e “Atlan”, revelou numa conferência de imprensa na cidade de Colônia, na Alemanha, alguns números relativos à venda dos “e-books” de “Perry Rhodan” e “Atlan”. Segundo ela, entre junho de 2011 e abril de 2013 foram vendidos 1.500.000 “e-books” de ambas as séries, o que representa uma média de 68.200 livros eletrônicos vendidos por mês. É interessante observar que este número é bastante semelhante ao das vendas semanais da edição impressa da série, o que significa que, de forma aproximada, a venda atual dos “e-books” das séries “Perry Rhodan” e “Atlan” representa cerca de um quarto das vendas da edição impressa tradicional de “Perry Rhodan”.

Miriam também revelou que em 2012 foram vendidos ao todo 13.200.000 “e-books” em língua alemã em todo o mundo. Comparando este número com os citados previamente, pode-se concluir que as histórias das séries “Perry Rhodan” e “Atlan” representaram, em 2012, nada menos que 6,2% de todo o mercado mundial de “e-books” em língua alemã…

Atualmente (junho de 2013) mais de 2.100 episódios da série “Perry Rhodan” (episódios 1 a 1699 e 2300 a 2706) estão disponíveis em formato eletrônico. Praticamente todas as séries derivadas de “Perry Rhodan”, como “Perry Rhodan Neo”, “Perry Rhodan Action” e minisséries como “Andrômeda”, “Odisséia” e “Lemúria”, além das compilações oficiais da série (os “volumes de prata”), também estão disponíveis nesse formato, com preços aproximadamente 35% inferiores aos das respectivas versões impressas. Todos os 850 episódios da série “Atlan” também estão disponíveis em formato eletrônico, sendo vendidos atualmente por apenas 99 centavos de euro.

Atualmente cerca de trinta sites especializados em livros eletrônicos vendem os “e-books” das séries “Perry Rhodan” e “Atlan” em língua alemã. O mais antigo e tradicional deles é o da empresa Readersplanet (www.readersplanet.com), que contém atualmente mais de 300.000 títulos em catálogo. A lista completa de todos os sites está disponível no seguinte endereço:

www.perry-rhodan.net/ebook-shops.html

Anúncios

Uma resposta to “As vendas dos “e-books” de PR na Alemanha”

  1. Thiago Margarida Says:

    Bem que podiam começar a vender a partir do novo ciclo, em inglês. Acho que venderia bem =D

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: