“Ren Dhark”, a série que tentou concorrer com PR nos anos 60

Dando continuidade à divulgação dos textos que escrevi para os fanzines do Perry Rhodan Fã-Clube do Brasil entre 1995 e 2000, já está disponível em meu diretório virtual um artigo que descreve a gênese e a trama básica da série “Ren Dhark”. Concebida pelo escritor Kurt Brand logo após sua saída do grupo de autores da série “Perry Rhodan”, em 1965, a série foi uma tentativa da editora Kelter de criar uma série semanal de ficção científica que pudesse concorrer diretamente com “Perry Rhodan”, que àquela altura já tinha mais de duzentos episódios e era um fenômeno absoluto de vendas. Apesar de “Ren Dhark” ter sido cancelada em 1969 após a publicação de 98 histórias, até hoje ela possui muitos fãs, que têm a possibilidade de acompanhar as aventuras inéditas de Ren Dhark e seus companheiros que têm sido publicadas esporadicamente desde 2000 pela editora HJB na forma de livros de capa dura.

Até hoje várias editoras tentam lançar séries semelhantes a “Perry Rhodan” no mercado alemão, porém a grande maioria delas é cancelada após a publicação de apenas vinte ou trinta histórias. Aparentemente o imenso sucesso de “Perry Rhodan”, que é publicada ininterruptamente há mais de cinquenta anos, não deixa espaço para novos concorrentes…

Anúncios

3 Respostas to ““Ren Dhark”, a série que tentou concorrer com PR nos anos 60”

  1. Higino Oliveira Oliveira Says:

    Muito legal o seu Trabalho informativo, vc pode me dizer se há algum trabalho acadêmico sobre a Série?

  2. Thiago Says:

    olá César, conheci hoje seu blog, vim parar por acaso, e gostei muito dessa verdadeira paixão por PR. Tenho o P01 Stardust que há muitos anos está quietinho em minha biblioteca e agora depois de ler alguns artigos me interessei em pega-lo para finalmente le-lo. Abç

  3. César Maciel Says:

    Higino, na Alemanha há uma tese de doutorado (“Perry Rhodan – Überlegungen zum Wandel einer Heftromanserie”) e alguns artigos acadêmicos que analisam a série de forma científica, porém nenhum deles está disponível em português…

    Thiago, espero que continue apreciando o blog e que goste do “Missão Stardust”, que é simplesmente o livro que deu início a uma das mais fantásticas histórias futuras já contadas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: