Os “e-books” dos resumos de PR da Perrypedia

Desde a década de 70 vários fã-clubes alemães têm lançado periodicamente fanzines contendo resumos dos episódios da série “Perry Rhodan”. O mais famoso deles é o “Zeitraffer”, escrito pelo fã Michael Thiesen e publicado regularmente pelo Science Fiction Club Universum (www.sfcu.de/html/pr-zeitraffer.html). O trabalho do Michael é tão detalhado e abrangente que foi reproduzido integralmente nas enciclopédias multimídia oficiais da série, lançadas em CD-ROM em 1996 e 2001. Porém, apesar da altíssima qualidade dos “Zeitraffer”, sua tiragem é limitada, o que dificulta seu acesso pelo público em geral.

Para contornar este problema, desde 2004 vários fãs têm escrito resumos dos episódios da série para a Perrypedia, a maior enciclopédia virtual dedicada à série “Perry Rhodan” (www.perrypedia.proc.org). Devido ao caráter aberto do projeto, qualquer fã pode acessar, copiar e distribuir esses resumos livremente, desde que sua fonte seja mencionada. Esta característica torna os resumos da Perrypedia bem mais acessíveis que os dos “Zeitraffer”, apesar de sua qualidade ser bastante variável devido ao grande número de autores envolvidos.

Recentemente um colaborador da Perrypedia transformou todos os resumos das séries “Perry Rhodan” e “Atlan” do site em “e-books” nos formatos EPUB e MOBI, que podem ser lidos em qualquer leitor de livros eletrônicos, como “tablets” e alguns tipos de telefones celulares. Esses formatos reconfiguram o tamanho e a disposição do texto e das imagens automaticamente de acordo com o tipo de aparelho utilizado, o que torna a leitura bem mais confortável do que através de formatos de texto convencionais. Cada arquivo contém cem resumos, e todos eles estão disponíveis no seguinte endereço:

www.perrypedia.proc.org/wiki/Heftzusammenfassungen_als_eBooks

Como os resumos estão em alemão, os fãs brasileiros podem tentar lê-los com a ajuda de programas tradutores (instalados no próprio leitor de “e-books”) ou serviços de tradução automática, como o tradutor do Google. Para abrir os arquivos em computadores comuns, é necessário instalar um programa leitor de “e-books”, como o Sumatra PDF, que é gratuito e consegue abrir arquivos nos formatos PDF, DJVU, EPUB e MOBI, entre outros (http://blog.kowalczyk.info/software/sumatrapdf/free-pdf-reader-pt.html).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: