Dois encontros rhodanianos em São Paulo

Neste mês de janeiro estive em São Paulo duas vezes, e nas duas ocasiões tive a oportunidade de passar algumas agradáveis horas conversando sobre a série “Perry Rhodan” com outros fãs da série. O primeiro encontro, que ocorreu em 2 de janeiro de 2012 na cidade de Osasco, reuniu os fãs Orlando Silva (mais conhecido como “Dio” nas redes sociais), Ralf König e o autor deste blog. O Ralf foi acompanhado pela sua esposa brasileira, Ana Cláudia, que tirou a seguinte foto do encontro:

Orlando Souza, Ralf König e César Augusto F. Maciel. Autora da foto: Ana Cláudia König.

O Ralf é um fã alemão muito ativo, tendo escrito 27 episódios da série “Dorgon”, concebida por fãs e ambientada no universo de “Perry Rhodan” (www.dorgon.net). Tanto o Ralf como a Ana Cláudia são muito simpáticos, e espero poder encontrar-me com eles novamente no futuro. Já o Orlando (ou “Dio”) é um caso à parte, pois é possivelmente o mais incansável fã brasileiro de “Perry Rhodan” atualmente, estando muito ativo nas redes sociais em prol da divulgação da série no Brasil (www.twitter.com/#!/alemaopazeamor). Frequentemente encontro-me com ele quando vou a São Paulo, e sempre fico impressionado com sua energia e disposição em relação às perspectivas futuras da série no Brasil.

Já o segundo encontro, que reuniu cerca de quinze participantes, ocorreu em 28 de janeiro de 2012 numa pizzaria paulistana. Na verdade este foi um dos encontros mensais do CLFC, o Clube de Leitores de Ficção Científica, e tive o privilégio de poder passar algumas agradáveis horas conversando com alguns dos mais ativos membros deste fã-clube (www.clfc.com.br). A foto abaixo, tirada pelo fã rhodaniano Júlio Nunes, mostra alguns dos participantes do encontro:

Acima: Roberto de Sousa Causo e César Augusto F. Maciel. Abaixo: Finisia Fideli e Gumercindo Rocha Dorea. Autor da foto: Júlio Nunes da Silva Filho.

Roberto de Sousa Causo (www.robertocauso.com.br) é um renomado escritor e crítico paulista de ficção científica, sendo um dos maiores conhecedores e divulgadores do gênero no Brasil. Ele também foi o editor do fanzine “O Rhodaniano”, publicado nos anos 80 e 90 e dedicado à série “Perry Rhodan”. Finisia Fideli é esposa do Roberto e escritora de ficção científica. Já Gumercindo Rocha Dorea é o editor que revelou toda uma geração de escritores brasileiros de ficção científica nos anos 60 e 70, estando ativo até hoje em suas atividades editoriais.

No encontro conversamos longamente sobre “Perry Rhodan” e ficção científica em geral, e espero poder participar de outros encontros semelhantes quando eu for novamente a São Paulo…

Anúncios

2 Respostas to “Dois encontros rhodanianos em São Paulo”

  1. Ana Cláudia Says:

    Muito bom o texto. Parabéns! Vou divulgar, afinal a ficção científica em geral é fndamental para mostrar que a mente não tem limites! Um grande abraço,

    Ana Cláudia

  2. César Maciel Says:

    Obrigado pelo comentário, Ana! Gostei muito de conhecê-los, e espero que possamos conversar mais vezes sobre “Perry Rhodan”…

    Um abraço e mande lembranças para o Ralf!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: